CÂMARA MUNICIPAL DE ALFREDO MARCONDES
FECHAR

História


A ORIGEM
Tudo começou com a coragem e espírito empreendedor de um homem chamado Alfredo Soares Marcondes. No ano de 1929, ele adquiriu uma propriedade de cerca de 24,20 hectares de terras na região conhecida como Quilômetro 16, que pertencia ao município de Presidente Prudente.

FUNDAÇÃO DO POVOADO
As terras pertenciam a Filomena Scatena  Cristófano, e logo começou a receber diversas famílias, se tornando depois de alguns anos um Povoado o qual deu o nome de São Benedito.

CRIAÇÃO DO DISTRITO
Cerca de uma década depois - em 30 de novembro de 1938, através do Decreto Lei Estadual nº 9775, o povoado é elevado à categoria de Distrito, pertencente ao município de Presidente Prudente, com a denominação de Alfredo Marcondes. Em 30 de novembro de 1944, através do Decreto Lei Estadual nº 14334, o Distrito deixa de pertencer a Presidente Prudente, e passa a ser incorporado ao município de Álvares Machado.

CRIAÇÃO E EMANCIPAÇÃO DO MUNICÍPIO
Em 24 de dezembro de 1948, através do Decreto Lei Estadual nº 233, o Distrito foi elevado à categoria de Município, com a denominação de Alfredo Marcondes, desmembrado do município de Álvares Machado. Sua instalação verificou se em 01 de janeiro de 1949, subordinado a Comarca de Presidente Prudente.O Município de Alfredo Marcondes está localizado à Oeste do Estado de São Paulo, distante 605 km da Capital. Pertence a 10ª região Administrativa, e está inserido no “Território da Cidadania do Pontal do Paranapanema”. Alfredo Marcondes é um município essencialmente agrícola. No entanto, conta atualmente com 02 (duas) Indústrias do ramo de móveis e eletrônicos, com visibilidade nacional. Conhecido pelas Festas do Padroeiro (São Benedito) e que agregam atrativos para todas as idades e gostos.

PIONEIRISMO
Foram os primeiros moradores e colonizadores do município de Alfredo Marcondes, os senhores: Alfredo Soares Marcondes, Filomena ScatenaCristófano, Lourenço Zampieri, José Avancini, Luiz Grandolfo, José Lustri, Segundo Lustri, Caetano Munhos, Arthur Braiani, José Bagli, Carlos Ceusinagha, Luiz Gazolla, Pedro Gazolla, José Cruz Campoy, Antônio Calderam, José Coradetti, Stefano Corezini, Pedro Corezini, José Cruz Campoy, Antônio Pereira da Silva, Modesto Bonfim, Arthur Toni,PompeoPasquini, João Tarifa Conde Primo, Beraldo Paschoal Salatti, Pedro Bernasconi, João Batista Silvério, João Costa, Narciso Costa, Luiz Sturaro, Luiz Paris,Ângelo Trombeta, João Maciel Pinto, Benedito Matheus da Rocha, Benedito Generoso e Antônio Berardinelli.
Gentílico: Marcondense

 

Fonte: Memorial dos Municípios



Compartilhe: